Aprender a aprender:

Qual a sua inteligência?

Posted by Alex Oliveira on October 28, 2020

Não é segredo que o mundo está em constante mudança. Estamos evoluindo, transformando, aprendendo e reaprendendo. Sim, isso mesmo que você leu. Você aprendeu algo semana passada, e na semana seguinte já tem algo mais inovador, promissor e com mais vantagens do que antes. A velocidade com que o desenvolvimento dos novos processos e tecnologias surgem indicam que precisamos buscar maneiras de acompanhar essa transformação.

Ao longo da vida desenvolvemos capacidades que moldam nosso perfil, de acordo com o ambiente que frequentamos e as pessoas com quem convivemos. Não estou falando apenas de capacidades técnicas, mas também de soft skills (habilidades comportamentais). Aprender a aprender exige do mais básico até o mais avançado em questões de adaptação, isso porque nem todos aprendem da mesma forma. Contudo, algumas habilidades são comuns a todos, como autodisciplina, foco e responsabilidade.

Como assim nem todos aprendem da mesma forma? Pois é. Você sabia que existem 9 tipos de aprendizagem? A Teoria das Inteligências Múltiplas, elaborado por Howard Gardner, consiste em não definir a capacidade intelectual de uma única maneira. Vamos conhecer essas 9 inteligências rapidamente?

1. Linguística:

Esta inteligência está ligada à capacidade de usar as palavras oralmente ou verbalmente, sensibilidade aos sons, funções das palavras, uso da linguagem e à transmissão de ideias. Facilidade para aprender idiomas e se expressar através da escrita. Encontrada em escritores, oradores e pessoas ligadas à comunicação;

2. Espacial:

Percepção visual e espacial do mundo, com facilidade para localizar objetos no espaço, discriminação visual, reconhecimento, projeção e imagens mentais, presentes em arquitetos e navegadores, por exemplo;

3. Lógico-matemática:

Capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos e lidar com longas cadeias de raciocínio, encontrados em matemáticos, físicos e demais pessoas que lidam com o raciocínio lógico;

4. Corporal-sinestésica:

Capacidade de coordenação corporal, precisão de movimentos, controle dos movimentos do próprio corpo. Necessidade de contato. Habilidades físicas específicas, como: equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade, presentes em atletas, dançarinos e também em mecânicos e construtores;

5. Interpessoal:

Capacidade de interagir de forma efetiva com outras pessoas, perceber e fazer distinção no humor, intenção, motivação e sentimento dos outros e responder apropriadamente. Compreensão;

6. Intrapessoal:

Capacidade de entender a si mesmo, autoconhecimento, seus desejos e seus sonhos, incluir pensamentos e sentimentos. É o correlativo da inteligência interpessoal;

7. Musical:

Habilidade para produzir e apreciar ritmos, tom, timbre e tocar instrumentos. Apreciação das formas de expressividade musical e composição, encontradas nos músicos e regentes;

8. Natural:

Se refere à habilidade de reconhecer objetos na natureza, de distinguir plantas, animais e rochas. Para o entendimento da mesma e desenvolvimento de habilidades biológicas;

9. Existencial:

Capacidades filosóficas. Refletir sobre a existência da vida. Pessoas reflexivas, existenciais e filosóficas.

Qual a sua inteligência?

Segundo Gardner, geralmente nós trabalhamos com todas as inteligências, no entanto temos duas mais desenvolvidas e uma menos, e que até mesmo as tarefas mais simples fazem uso de ao menos duas inteligências. Interessante, não é? Quando você sabe qual tipo de inteligência predomina no seu perfil fica mais fácil desenvolver metodologias para aprender a aprender melhor.

As minhas inteligências predominantes são lógico-matemática, linguística e musical. E as de vocês? Desafio quem leu até aqui a refletir sobre quais são suas inteligências! Vamos lá!

Fontes de pesquisa:

CARDOSO, Rosicler Casal Bueno. A Teoria das Inteligências Múltiplas na formação dos estudantes. Vida Escolar: Maio, 2018. Disponível em: Drummond. Acesso em: 26 out. 2020.

GARDNER, Howard. A criança pré­-escolar: como pensa e como a Escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. KAMII, Constance. Piaget para a Educação Pré-­escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 1992.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1994. ANTUNES, Celso. As Inteligências Múltiplas e seus estímulos. Papirus. Campinas, S.P. 1998.

GODOI, Susane de. Quais são os 7 tipos de aprendizagem? Disponível em: Canal do Ensino. Acesso em: 27 out. 2020.